‘Festival Tô ligado na energia’ é apresentado a professores

Palavras-chave:
Foto: Eli Cruz - Divulgação/iBahia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O ‘Festival Tô Ligado na Energia’ teve seu ponta pé inicial dado nesta segunda-feira (11), em um encontro no hotel Mercure, em Salvador. Estiveram presentes no evento de apresentação os organizadores do festival, representantes da Coelba e da Secretaria de Educação do Estado, além de professores do ensino estadual das quatro escolas participantes, e orientadores que ajudarão os alunos nas oficinas artísticas. O Festival é realizado pela Coelba, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), promovido pelo iBahia e Bahia FM, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.
 
Cada escola – Colégio Estadual Pedro Calmon, Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, Colégio Estadual Luiz Fernando Macêdo Costa e Colégio Dalva Matos – participará do projeto durante um mês. As instituições serão divididas em três grupos que ao final do festival, que inclui provas, games e atividades, terá os vencedores premiados. O festival será focado em alunos do ensino fundamental II e ensino médio, ou seja, adolescentes a partir, de aproximadamente, de 12 anos.
 
A coordenadora da educação integral no Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do projeto e falou sobre a escolha das escolas. “Pensamos nessas quatro escolas que, para nós, são referências da rede estadual, que estão sempre dispostas a construir as atividades, que estão disponíveis”, contou.
 
Cada escola terá um início e um final diferente, em relação aos períodos de execução. O Colégio Pedro Calmon, em Jardim Armação, exemplo, já começa a "pré-semana" de atividades na segunda-feira (18). A data de abertura é no dia 25, encerrando no dia 19 de agosto. O Sábado Show, que será quando os alunos apresentarão seus trabalhos, acontecerá no dia seguinte. A última a entrar de vez no festival é a escola Dalva Matos, no Lobato, que encerra as atividades no dia 1º de outubro.
 
“Nós temos uma meta hoje, aumentar a quantidade de resíduos à reciclar. Porque nossa quantidade de resíduo é muito pouca em relação ao que a gente gasta. Pensamos em trazer o que foi feito em uma gincana das escolas particulares, em escolas públicas. Então criamos esse festival, que vai ter uma série de atividades que estarão focadas em três coisas: resíduo, eficiência energética e segurança com a energia”, explicou.
 
Divisão das equipes
Cada escola terá três equipes – azul, laranja e amarela - e espera-se uma média de 90 pessoas envolvidas por equipe. Desse jeito, serão nomeados até oito líderes por equipe, além de dois blogueiros. “A ideia é que todos se engajem, que os meninos queiram estar no projeto, que passem isso [os ensinamentos] para a família", disse Felipe. Os grupos serão divididos pelos próprios professores.
 
Para se ter uma ideia do impacto do projeto na vida dos alunos, a Coelba escolherá aleatoriamente alunos dessas escolas para responder a um questionário sobre eficiência energética. Ao fim do festival, as mesmas questões serão aplicadas para haver um comparativo.
 
 

Notícias Relacionadas