Estudantes compartilham rotina de ensaios de orquestra de violões durante isolamento social

Palavras-chave:
Os estudantes integrantes da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Miguel Calmon, mesmo durante o isolamento social, por conta da prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19), continuam mantendo suas rotinas de ensaios, de forma individual, diretamente de suas casas. Por meio do aplicativo WhatsApp e das redes sociais, como o Facebook, eles estão compartilhando suas experiências musicais, realizando lives para dialogar sobre os assuntos relacionados à orquestra e aprendendo conteúdos sobre música. 
 
A orquestra de violões foi criada na unidade escolar, em 2011, como resultado das oficinas de música do Ensino Médio Inovador. Sob a regência do professor e violonista Gilmar Guimarães, a orquestra possui, atualmente, 20 integrantes, sendo estes oriundos das turmas da escola. O repertório contempla peças do cancioneiro popular brasileiro rearranjadas para violão, a exemplo de "Luar do sertão", "Menino da porteira" e "Asa branca".
 
O professor Gilmar Guimarães falou da importância da orquestra para a formação dos estudantes. "A orquestra tem um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes, pois estimula o aumento da concentração, desenvolve a sensibilidade e promove interação e conhecimento das raízes culturais". 
 
Para a estudante Ana Caroline Matos, 17, 3º ano do Ensino Médio, participar do conjunto musical tem mudado a sua vida. "A orquestra da escola é muito importante para mim, porque, além da interação com pessoas que curtem o mesmo que eu, que é tocar, eu aprendo músicas novas e diferentes formas de tocar", afirmou.
 
Segundo o estudante Welington Barbosa dos Santos, 19, 3º ano do Ensino Médio, a orquestra simboliza a sua evolução pessoal. "Além de boa música, a orquestra vem provando que a escola pública tem o potencial de revelar e cuidar de vários talentos como nós. Gosto muito de fazer parte dela e, neste momento, estamos tendo contato virtual com os integrantes para conversar sobre música e nossa harmonia. A orquestra passou de um simples sonho para uma linda realidade", revelou. 
 
Ao longo da trajetória da orquestra, os estudantes já se apresentaram em diversas cidades da Bahia. Em Salvador, a orquestra foi destaque na abertura do 4º Encontro Estudantil da Rede Pública, realizado em 2015, na Arena Fonte Nova. No mesmo ano, também na capital baiana, eles tocaram para a então presidenta da República, Dilma Roussef, durante a cerimônia de inauguração da Estação Pirajá do metrô de Salvador.
 

Notícias Relacionadas