No Dia do Nordestino estudantes destacam cultura e tradições da região durante gincana

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Na semana em que é celebra o Dia do Nordestino (8 de outubro), os estudantes do Colégio Estadual da Bahia (Central), localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, estão celebrando as tradições, a cultura e diversidade dos estados da região, através da gincana escolar. A iniciativa foi iniciada na segunda-feira (7) e prossegue até esta quarta-feira (9), com o tema “A pluralidade cultural nordestina’. O objetivo é valorizar o Nordeste, sua gente e trazer o pertencimento dos estudantes quanto às suas origens, além de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.
 
Cada equipe está representando um dos nove estados da região Nordeste, que são: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí. No decorrer das execuções das provas, os estudantes apresentam pesquisas sobre questões como a culinária típica, a economia, o contexto histórico, os patrimônios, as tradições culturais e o turismo de cada região.
 
O estudante Diego Rufino, 18, 3º ano, que faz parte da equipe de Pernambuco, disse que a gincana é bastante produtiva. “Estou participando pela primeira vez e se soubesse que era tão bom assim, eu teria participado das edições anteriores. Além de nos divertir, a gincana seve para ampliar os nossos conhecimentos, pois somos estimulados a estudar e a pesquisar sobre os assuntos abordados dentro do tema da gincana”, revelou.
 
Jenifer Katchllen Freitas, 17, 3º ano, da equipe representativa do Ceará, já é veterana na gincana escolar da escola. “Esta é segunda edição que eu participo e gostou muito, pois saímos da rotina para nos dedicar a uma atividade, que nos ajuda a aprender de forma divertida. Além disso, temos a oportunidade de mostrar nossos talentos e criatividade”, enfatizou a estudante.
 
A professora de Filosofia, Marize Gomes, falou da importância da atividade para o aprendizado dos estudantes. “Os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e a delegar atividades. Durante as provas, eles mostram suas diversas habilidades, por meio da dança, da música, do esporte e da expressão corporal. Trata-se de uma atividade de grande valia para a construção do conhecimento e o tema visa a valorização do Nordeste”, destacou.

Notícias Relacionadas