Grafitagem alia arte e conteúdos interdisciplinares em colégio no bairro de São Cristóvão

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Na volta às aulas para o ano letivo de 2019, os estudantes do Colégio Estadual Helena Matheus, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, tiveram uma grata surpresa. A unidade escolar teve seus muros e paredes revitalizadas com intervenções artísticas de grafite, do grafiteiro Anderson Artes, voltadas a temas sociais, que invocam a importância da paz, igualdade, música, ciência, natureza, literatura e arte, além do incentivo à reciclagem e o respeito às diferenças. O objetivo é que estes assuntos sejam tratados de forma transversal com as disciplinas e projetos desenvolvidos na escola.
 
A diretora Liliane Fonseca destacou que a iniciativa tem a proposta de criar um local de integração e socialização dos estudantes, visando refletir um ambiente saudável para a comunidade. “Somos uma escola que atende a mais de 1500 estudantes, por isso é importante trabalharmos temas que passem por questões que promovam essa conscientização, além da própria revitalização que deixa o ambiente mais agradável para a convivência”, contou.
 
A professora também falou sobre outras ações realizadas nesta primeira semana de aula. “Criamos um projeto em que todas as salas da unidade terão um nome de uma personalidade, como Nelson Mandela, John Lennon, Cid Teixeira e Zélia Gattai. Nesta primeira semana, as turmas se revezam para entrar nas salas e conhecer a história dos respectivos personagens, com a explicação dos professores. Acreditamos que o exemplo destas pessoas pode também contribuir neste processo de conscientização” explicou.
 
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Felipe Souza, 18, do Colégio Estadual Helena Matheus, gostou da surpresa ao chegar na escola nesta primeira semana de aulas. “Adorei ver a escola toda renovada com grafites que inspiram bastante, além de uma área de lazer reformulada. Tudo isso nos dá muita vontade de aprender e aumenta muito a nossa autoestima. Aprender sobre personalidades como Mandela também é inspirador, principalmente para mim que é um ano especial, quando estarei me preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Já tenho as melhores expectativas neste começo do ano letivo”, disse.

Notícias Relacionadas