Estudantes americanos ministram cursos sobre Robótica e Programação no CJCC de Salvador

Palavras-chave:
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual de ensino instalada no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, preparou uma programação especial para os estudantes da rede estadual no período das férias escolares. A unidade irá ofertar cursos de férias a partir de segunda-feira (14) até o dia 25 de janeiro. São oficinas criativas como Programação com Scratch e Robótica. As atividades serão ministradas das 13h30 às 17h30, por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em parceria com alunos da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 
As oficinas são verdadeiros laboratórios de ensino personalizado sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à Educação. Os estudantes do MIT vão se dividir em duplas no período de realização de cada curso. As atividades são ministradas em inglês, mas há professores brasileiros disponíveis para fazer a mediação entre os alunos do MIT e os alunos do Centro Juvenil.
 
Os estudantes do MIT foram selecionados pelo Programa MIT Brazil e a parceria com o Centro Juvenil foi firmada após o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), Iuri Rubim, e a vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, terem vencido o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018 e, por conta disso, visitaram no ano passado o MIT Media Lab – Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na cidade de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.
 
A atividade foi realizada durante esta semana no CJCC de Vitória da Conquista. O universitário do MIT, Mario Menezes Contreras, 21, que ministra a oficina de Programação com Scratch, falou sobre estas troca de experiências com os estudantes da rede estadual da Bahia. “Aproveito para passar um pouco do meu conhecimento e falar sobre a minha realidade que é similar à deles. A ideia da oficina é ensiná-los a pensar como programadores para que eles sejam incentivados a aprender outras linguagens”, revelou.
 
Sobre os Centros Juvenis
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.

Notícias Relacionadas