Estudantes de Maracás desenvolvem carrapaticida para ajudar produtores rurais

Palavras-chave:
Fotos: divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de combater os carrapatos em animais bovinos, um grupo de estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Colégio Estadual Edilson Freire, localizado em Maracás, no Centro-Sul baiano, desenvolveram um carrapaticida alternativo à base de plantas encontradas na região, como o nim, a aroeira e a babosa. A solução de baixo custo é fruto do projeto de pesquisa chamado “NIARBS – carrapaticida alternativo”, que visa auxiliar os produtores rurais.

Juliana Meira Silva, 18, que acabou de concluir o curso juntamente com as demais integrantes do grupo, destaca os benefícios do carrapaticida. “Fizemos várias pesquisas para chegar a este produto natural que, por não conter nenhum composto químico, não agride os animais, os produtores rurais e nem o meio ambiente”, informa.

Sua colega Gleice dos Santos, 19, destaca as propriedades das plantas utilizadas. “Pesquisamos e estudamos sobre as composições de cada uma das plantas para encontrar a melhor combinação que apresentasse o resultado esperado. O nim possui propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatória e inseticida. A aroeira também é anti-inflamatória e a babosa é antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória e hidratante”, revela.

Para a obtenção do NIARBS, os estudantes maceraram 150g de folhas de nim com 100g de folhas de aroeira e adicionaram 800 ml de água. Ao sumo adquirido e coado foi acrescentado 200 ml de babosa, que é um gel obtido através do corte e escoamento da planta. Depois de pronta, a solução foi colocada em um aplicador improvisado e aplicada no dorso e nas áreas afetadas do bovino de uma fazenda da localidade. Após a aplicação, foi observada a diminuição progressiva dos carrapatos.

A professora e orientadora do projeto, Jucimara Queiroz de Oliveira, ressalta a importância da iniciativa para os estudantes. “Participando do projeto eles passaram, de fato, a entender que a pesquisa está para além da investigação. Assim, o projeto contribuiu de forma significativa para o aprendizado e crescimento pessoal dos alunos”.

Notícias Relacionadas